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terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Eis de Cristo a Voz Que Chama - Hinário Adventista do Sétimo Dia – Nr. 323

Eis de Cristo a Voz Que Chama

Letra: Daniel March (18l6-1909)
Título Original: Hark! the Voice of Jesus Calling
Música: Franklin Edson Belden (1858-1945)
Texto Bíblico: Então disse a seus discípulos: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. (Mateus 9:37 e 38)

Acompanhe o hino no Youtube

1. Eis de Cristo a voz que chama:
    “Quem irá a trabalhar?”
    Os trigais estão maduros,
    Vamos todos já ceifar.
    Quanto tempo o Mestre clama!
    Recompensas nos quer dar.
    Quem resposta dá ao Mestre:
    “Eis-me aqui, vou ajudar”?
2. Não podendo em outras terras
    A mensagem proclamar,
    Podes entre os teus vizinhos
    O evangelho anunciar.
    Se não podes, como um anjo,
    Bem falar e assim pregar,
    Podes deste amor tão terno
    De Jesus testemunhar.
3. Não podendo ser um guarda
    Sobre os muros de Sião,
    Apontando o bom caminho
    Que conduz à salvação,
    Orações fazer tu podes,
    Podes vir e ofertas dar;
    Podes ter fidelidade,
    Com fervor a lei guardar.
4. Sim, enquanto muitos morrem,
    E o clamor se pode ouvir,
    Não te eximas, murmurando:
    “Hoje não, não posso ir.”
    Mãos à obra, não dormites,
    Mas trabalha com fervor.
    A Jesus responde agora:
    “Eis-me aqui, irei, Senhor!”



Veja a história deste hino 


Daniel March nasceu no dia 21 de julho de 1816 em Millbury, Massachusetts. Estudou na Academia Millbury , no colégio Amherst e na Universidade de Yale, onde formou-se em 1843. Estudou teologia e foi ordenado como ministro da igreja Congregacional em 1845, tendo atuado como pastor de várias igrejas Presbiterianas e Congregacionais.
A Universidade da Pennsylvania lhe deu um grau de doutorado em 1864. Entre seus livros, podemos encontrar: “Walks and Homes of Jesus” (1866) ; “Night Scenes in the Bible” (1868) ; “Our Father’s House” (1870) ; “From Dark to Dawn” (1873); e “Home Life in the Bible” (1875).
O nome de Daniel March tornou-se conhecido nos meios adventistas após a autora adventista Ellen G. White ter sido acusada por seus detratores de haver plagiado porções do livro “Night Scenes in the Bible“, de March, em seus escritos.
March tinha um intenso interesse pelas missões e era conhecido pelas palestras que proferia durante as suas viagens pelo mundo.
Franklin Edson Belden nasceu em Battle Creek, Michigan, a 21 de março 1858 e foi o mais velho dos cinco filhos que nasceram a Stephen and Sarah Belden. Sarah era a irmã mais velha de Ellen White, uma pioneira da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Grande parte da educação de Franklin foi obtida no Colégio de Battle Creek.
Por volta de 1876, quando tinha dezoito anos de idade, a família de Belden mudou-se para a Califórnia, juntamente com seu pai, sua madrasta e Tiago e Ellen White, seus tios, onde começou a compor. Por causa de problemas de respiratórios, mudou-se mais tarde para o Colorado, onde conheceu e casou-se, em 1879, com Harriet MacDearmon, que também era musicalmente talentosa.
O casal voltou a Battle Creek no início da década de 1880, onde Belden ligou-se à Review and Herald Publishing Company, uma editora mantida pelos Adventistas do Sétimo Dia. Ele e Edwin Barnes serviram como editores de música do Hymns and Tunes (Hinos e Cânticos), que foi publicado em 1886. Belden também colaborou com seu primo, J. Edson White, em vários livros de cânticos. Por algum tempo, serviu como diretor geral da Review and Herald. Ele permaneceu na obra Adventista até 1910, quando começou a escrever músicas para o evangelista Billy Sunday.
Uma discórdia surgiu entre Belden e a Review and Herald, acerca dos direitos autorais do hinário Hymns and Tunes. Foi relatado que Belden era ganancioso e queria o dinheiro. Na verdade, o acordo com a Conferência Geral em 1886 era que a sua parte dos direitos autorais deveria ir para o trabalho das missões. Quando a Review and Herald assumiu os direitos do hinário, Belden não quis que a sua parte fosse para a casa publicadora. O assunto nunca se resolveu completamente. Desiludido, separou-se da obra da igreja, mas não “abandonou seu comprometimento com a igreja ou com o Senhor”. Embora os últimos dias de Belden tenham sido maculados por mal-entendidos com a liderança da igreja acerca de seus direitos autorais, depois de sua morte todas seus papéis, composições e manuscritos foram doados para o Seminário Teológico Adventista do Sétimo Dia.
O gênio poético e musical de Belden era demonstrado por sua prática freqüente de escrever um cântico que combinasse com um sermão enquanto este ainda estava sendo apresentado. Ele e sua esposa sentavam-se no coro; ali ele apanhava o texto bíblico do sermão como tema e, captando a exposição do pregador, escrevia a letra do hino. Em seguida compunha a música e, ao término do culto, ele e a esposa cantavam o hino recém composto como o hino final. Christ in Song (Cristo em Cânticos), publicado em 1900 é a mais reconhecida contribuição de Belden à hinodia Adventista do Sétimo Dia. O Hinário Adventista brasileiro inclui treze hinos compostos por ele, letra e música e mais quatro músicas suas para textos escritos por outros autores, além de uma letra musicada por outro compositor; isto é mais do que qualquer outro colaborador adventista.

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