Nuevas Notícias

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Fé dos Nossos Pais - Hinário Adventista do Sétimo Dia – Nr. 258

Fé dos Nossos Pais

Letra: Frederick William Faber (1814-1863)
Título Original: Faith of Our Fathers
Música: Henri Frederick Hemy (1818-1888) e James George Walton (1821-1905)
Texto Bíblico: Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. A ti clamaram, e foram salvos; em ti confiaram, e não foram confundidos. (Salmo 22:4 e 5)
Observação: A música deste hino foi orifinalmente composta por Henri Frederick Hemy, sendo publicada em sua coletânea Crown of Jesus Music, em 1864. Posteriormente foi adaptada por James George Walton.

Acompanhe o hino no Youtube

1. Oh, como pulsa o coração,
    Quando nos lembra a antiga fé
    Que revelaram nossos pais,
    Ante a dor e a morte até!
Coro:
    Bendita fé dos nossos pais,
    Inspira nossos ideais!
2. Mesmo em prisões os nossos pais,
    Firmes morriam sem pesar;
    Merecem nossa imitação:
    Antes morrer do que pecar.
3. Bendita fé dos nossos pais,
    Possamos nós te ser fiéis;
    Sempre honrar e proclamar
    Com devoção os teus lauréis.


Veja a história deste hino 


Frederick W. Faber escreveu, originalmente, este cântico em 1849 como um cântico católico, contendo frases que se aplicam às suas crenças. Faber interessou-se no Movimento de Oxford e seguiu John Henry Newman ao sair da Igreja da Inglaterra para a Igreja de Roma. O cântico foi alterado, porções censuráveis foram omitidas, e assim tornou-se um grande favorito entre as denominações protestantes. Como aparece no hinário pode ser cantado por todos os cristãos.
O cântico reflete a estória dos santos em Hebreus 11 e o ensino de Cristo: “Amais a vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem.” Também se baseia no texto: “Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado” (I Timóteo 6:12).
Alguns historiadores avaliaram em mais ou menos 50.000.000 de pessoas os que sofreram a morte de mártir desde os dias de Cristo. Infelizmente cada religião numa ou noutra época tem procurado forçar a aceitação de suas crenças pela perseguição. Desta forma, o ensino deste cântico é universal e pode ser aplicado a todos os cristãos:
“Amaremos tanto amigos como inimigos…
Exaltar-Te-emos também, como só o amor o sabe fazer
Com palavras bondosas e vida virtuosa.”

(No original em inglês).
A melodia “Santa Catarina” era originalmente usada para um cântico católico romano na Parte II do “Crown of Jesus Music, 1864″ de Hemy. O nome da melodia vem do título do cântico. Henri Frederick Hemy era organista inglês e professor de música. A melodia original foi alterada para o cântico “Fé dos Nossos Pais” por James George Walton, redator do livro “Música Cantochão para o Santo Ofício da Comunhão,” 1874.
A música é forte, eficaz e se torna um cântico congregacional poderoso, muito apreciado pela igreja. Este cântico é uma boa ilustração do princípio de que cada cântico deveria ser julgado pelos seus méritos próprios, ao invés de ser aceito ou rejeitado por causa dos preconceitos devidos à origem das palavras ou música.
Fonte: Histórias de Hinos e Autores – CMA – Conservatório Musical Adventista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

COLÉGIO IAENE Livro Daniel

Arquivo do blog